O conflito do Vietnam (1958-1975) pode ser visto como um dos fatos mais
recentes que contribuíram para o aumento dos Outlaws Motorcycle Clubs.
Se o retorno dos veteranos da 2ª guerra foi um fator que auxiliou na
formação desses motoclubes, o conflito do Vietnam foi à pólvora que
faltava para explodirem. Veteranos desse conflito eram humilhados pela
população em geral. Chegaram a ser rotulados de “bebês assassinos”.
Alguns receberam cusparadas e xingamentos nos aeroportos e, muitas
vezes, foram recusados em bons empregos, isso após “terem cumprido com o seu dever” para com o país.
No meio dessa confusão surgem os motoclubes 1%. Eles emergem em uma
escala nacional tendo como suporte o surgimento dos Outlaw Motorcycle
Clubs. Para concretizar este nascimento, os clubes dominantes da época
foram além. Observando a declaração atribuída a AMA (de que os
arruaceiros eram apenas 1%), buscaram para si a responsabilidade de
fazer parte daquele 1% que foi apontado em Hollister. Assim, criaram a
organização sem regras explícitas, não alinhada a AMA, ou seja,
assumidamente Outlaw Motorcycle Club e passaram a se identificar por
meio de um emblema em forma de diamante com a inscrição 1%. Concordaram também em estabelecer limites geográficos ao qual cada MC teria domínio.
Um ponto significativo na evolução dos motoclubes 1% se evidenciou no
verão de 1964 na Califórnia. Nesta época, dois membros do Oakland Hells
Angels Motorcycle Club foram presos e acusados de terem estuprado duas
mulheres em Monterey, no entanto, pouco tempo depois foram liberados,
devido a insuficiência de provas. Esse episódio foi à desculpa que
faltava para que o governo do estado da Califórnia voltasse os olhos
para os outlaw motorcycle clubs. Ainda em 1964, o senador Fred Farr
exigiu uma investigação imediata sobre os estas organizações, encargo
que ficou sob a responsabilidade do general Thomas C. Lynch.
Duas
semanas mais tarde iniciaram-se as investigações. No ano seguinte, o
General Lynch liberou ao público um relatório que esmiuçava as
atividades dos outlaw motorcycle clubs tais como os Hells Angels. O
relatório de Lynch pode ser considerado como a primeira tentativa de se
classificar os clubes de motocicleta como um perigo para a comunidade
e para o estado, entretanto, se resumiu em afirmar que essas
organizações possivelmente cometiam crimes como sedução de jovens
inocentes, estupro e pilhagem em pequenas cidades. O relatório foi
largamente contestado, até mesmo dentro das organizações do estado. A
imprensa, no entanto, percebendo que a história dos Outlaw Motorcycle
Clubs vendia bem passou a publicar diuturnamente o lado negativo dessa
organização. Talvez Andrew Syder seja o que melhor esboçou o efeito do
relatório de Lynch. Segundo ele, o relatório moldou o conceito de
motoclube na opinião do cidadão americano de forma negativa. Essa
afirmação pode ser compreendida quando se observa os noticiários da
época e ainda os dos tempos atuais. Nada, ou pouco mudou.
Os motoclubes ainda são a melhor forma
de expressar o motociclismo estradeiro, mas é bom lembrar que todas as
corridas que hoje vemos mundo afora começaram com eventos promovidos
pela AMA-USA. Tais eventos foram os precursores de tudo o que vem a ser o
mercado de motos hoje. Os motoclubes podem até perder o seu pique de
crescimento, mas nunca vão perder o glamour.
Não é demais lembrar que uma das mais geniais jogadas de marketing da
história do motociclismo foi feita pela Honda quando ela entrava no
mercado americano. Honda modificou a forma de se comercializar
motocicletas nos EUA, acabando com o sistema de consignações e fazendo
com que o americano com cara de good boy trocasse o
carro por uma scooter japonesa. Não satisfeito, Honda obteve as
primeiras colocações vendendo motos e carros na terra da Harley Davidson
e de Henry Ford. O anúncio, oportuno para a época, falava que você
encontrava gente bonita numa Honda.
Antes de Honda as oficinas americanas usavam o sistema de consignação e
abriam aos fins de semana. Honda mudou isso para o modelo que hoje ainda
vigora. Mas nunca é demais lembrar que tudo isso passou a contecer
quando alguém decidiu criar um clube de consumidores de motos e
acessórios chamado – motoclube.
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