segunda-feira, 30 de junho de 2014

NOTÍCIAS: Desmistificando viagens Parte 1 - Por André Carrazzone

Uma série de matérias com orientações para se planejar uma viagem de moto, boas principalmente para os motociclistas menos experientes...

Essa é a primeira matéria - Parte 1
Escrita pelo motociclista André Carrazzone (42 anos)
Quero deixar claro alguns pontos para você que pretende ou sonha em fazer uma viagem de longa distância:
1º Se eu consigo você também consegue. Ninguém é mais que ninguém. Basta sonhar, pesquisar, planejar e executar;
2º Não acredite em folclores. Tudo o que se fala de uma viagem, após sua realização, é a fantasia da pessoa que o conta. Por mais honesto, humilde ou puro que seja a pessoa que está te contando, o caso sempre é maior do que o fato. É da natureza do ser humano ser carente de atenção e por isso, se caiu uma garoa, “nossa choveu pedras e canivetes”; se o pneu estava esvaziando, “nossa, ele explodiu no meio do deserto”.
Ok? Estamos conversados sobre isso?
Então vamos falar sobre as viagens definitivamente.

André e Chris


Eu costumo dividir uma viagem em três partes ou etapas distintas e acredito que seja possível curtir cada uma delas igualmente, não só a parte da estrada. A primeira etapa é a pesquisa e planejamento e é dessa parte que vamos falar nessas primeiras edições. Depois vem a estrada ou a viagem planejada e em seguida, a terceira parte, que é a consequência ou o legado que a viagem deixará para você.
O planejamento deve começar por você mesmo. Que dia poderei fazer essa viagem? Quantos dias tenho disponíveis? Estou em boas condições físicas? Tenho uma boa motocicleta para empreender tal passeio? Comece por ai. Por essas quatro perguntas por que se for para um lugar onde existe muito frio, precisará fazer essa viagem no verão; se for um lugar muito longe, precisará saber quantos dias levará; se for um lugar com altitudes elevadas ou climas extremos, precisará estar com a saúde em dia para enfrentar e, se for andar muitos quilômetros onde a assistência técnica é problemática, sua moto tem que ser ao menos confiável.
Vamos pegar uma viagem emblemática para exemplo, o deserto do Atacama. Vamos colocar como quilometragem total 8000 quilômetros. Estradas predominantemente asfaltadas, mas algumas em condições precárias. Vamos colocar nessa viagem você e mais um amigo. 
Vamos começar a planejar:
- O que quero visitar?
Hoje em dia as pesquisas podem ser feitas todas pela internet, desde que sejam feitas em sites oficiais (lembrem-se do folclore). Se você fizer apenas pesquisas em relatos de outros viajantes, correrá o risco de tomar uma decisão errada por conta de uma estória ou de um caso ocorrido especificamente com o viajante, nas condições que ele tinha durante a viagem dele.
Comece pesquisando os sites de turismo do país ao qual quer chegar e do país que irá passar para chegar nele. Pesquise também os sites oficiais das cidades. Principalmente as turísticas, vale a pena dar uma olhada neles, pois existem muitas dicas, tanto de passeios quanto de hospedagem, alimentação, entre outras. As condições das estradas também podem ser pesquisadas em sites oficiais do Governo dos países que você irá.
Dica preciosa: Faça o planejamento de forma que a parte mais chata fique no começo. Os dias com menos atributos, menos paisagens no inicio serão importantes, já que sua atenção estará toda na ansiedade e adrenalina desses primeiros passos. São os dias onde se ouve barulhos novos na moto, se percebe um equipamento que não te servirá ou a falta de outro. São dias muito importantes.
Em nosso exemplo, vamos para o Deserto do Atacama, no Chile, passando pela Argentina. Será que tem lugares interessantes para visitar no caminho? Comece viajando pelo mapa. Procure sim, agora, pelos relatos de outros viajantes que fizeram o mesmo trajeto para ver se por onde eles passaram é interessante, se tem atrativos nesses caminhos. Defina as cidades que passará e assim comece a pesquisa “oficial”.
Para esses países do exemplo, Argentina e Chile, alguns sites são bem importantes. Vejam, existe mais uma infinidade de sites e espero que esse texto não seja sua bíblia de planejamento e sim o ponto de partida para sua pesquisa.


Bom, esses são alguns poucos exemplos de sites de pesquisa confiáveis. Para cada etapa do planejamento, usaremos um tipo de pesquisa diferente. Aqui começamos a pesquisar o trajeto, depois, quando entrarmos na documentação, outros sites serão usados. Para manutenção da moto, outros tantos, e assim vai. O que importa é usar sites oficiais e não confiar sua segurança a relatos de outros viajantes. Não que sejam menos importantes, mas você vai passar por condições diferentes do outro viajante, mesmo que passando pelos mesmos locais. São experiências diferentes, ritmos diferentes, motos diferentes, enfim, deu pra entender né?
Então, definimos para esse nosso exemplo um trajeto. Sair do Brasil e retornar por Foz do Iguaçu. Na ida, passar por Corrientes, Resistencia, até a cidade de Salta, depois San Salvador Jujuy, Susques e entrar no Chile por Jama até San Pedro de Atacama. Na volta, o mesmo caminho da ida até Salta, depois descer até a cidade de Cafayate, Tafi Del Valle, Santiago Del Estero e de novo Corrientes e Foz do Iguaçu. Concordam? Vamos pegar esse trajeto para nossa conversa? Ok então.
Nas próximas edições quero planejar com vocês quanto em dinheiro teremos que levar, o que levar na bagagem, como preparar os documentos, os pilotos e as motos. Depois vamos conversar sobre equipamentos, GPS, manutenção e mais um tanto de coisas interessantes.
Um abração,
André Carrazzone Netoandre@rockriders.com.br

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