segunda-feira, 30 de junho de 2014

NOTÍCIAS: 27 curiosidades do mundo das motos

Muito interessante... 

  1. Um dos primeiros sujeitos a idealizar o que seria um “antepassado” das bicicletas e das motos foi ninguém menos que o italiano Leonardo da Vinci.CURIOSIDADES
  2. A motocicleta foi inventada simultâneamente por um francês e um norte-americano no ano de 1869. Mas é bom deixar claro que o que Louis Perreaux e Sylvester Roper inventaram, na verdade, foi apenas uma bicicleta equipada com um motor a vapor.
  3. A motocicleta com motor a combustão foi inventada em 1885 pelo alemão Gottlieb Daimler com ajuda de um sujeito chamado Wilhelm Maybach. Se você achou os nomes familiares, vai um lembrete: Daimler e Maybach são os fundadores da Mercedes-Benz.
  4. O primeiro piloto de uma moto a combustão foi Paul Daimler, filho de Gottlieb. Detalhe: Paul tinha apenas 16 anos.
  5. Uma curiosidade: Daimler e seus sócios deixaram o invento praticamente de lado para se dedicarem à fabricação de automóveis.
  6. Em 1910, já existiam cerca de 400 fabricantes de motocicletas no mundo. O primeiro deles surgiu na Alemanha em 1894, e se chamava Hildebrandt & Wolfmüller. 
  7. As primeiras motos brasileiras surgiram no início do século XX, importadas dos Estados Unidos e da Europa. 
  8. Uma das marcas de motocicletas mais antigas ainda em atuação é a norte-americana Harley-Davidson Motor Company. A Harley-Davidson foi fundada em 1903. Mais antiga ainda é a britânica Triumph, surgida em 1885.
  9. A japonesa Yamaha surgiu em 1887, mas como fabricante de pianos. Por falar nisso…
  10. Você sabia que a italiano Ducati iniciou suas atividades fabricando rádios?
  11. Sabia que a BMW foi fundada com o objetivo de produzir motores para aviões? E só mais tarde ela começou a produzir motocicletas e (posteriormente) automóveis?
  12. O nome Cagiva é uma abreviação de CAstiglioni GIovanni VArese – uma fusão dos nomes de seu fundador (Giovanni Castiglioni) com o nome da cidade italiana onde a marca de motos surgiu (Varese).
  13. A Bimota é uma das marcas mais jovens do mercado. O nome Bimota vem das iniciais dos seus fundadores: VAlerio Bianchi, Giusepe MOrri e Massimo TAmburini.
  14. Você sabia que a italian Ducati criou uma linha limitada (com pouquíssimas unidades) de motos em homenagem ao piloto brasileiro Ayrton Senna? 
  15. Um sujeito chamado Bill Baxter conseguiu alcançar a inacreditável velocidade de 265 Km/h numa Kawasaki Ninja. Tudo bem se não fosse por um pequeno detalhe: Baxter é cego.
  16. Ainda mais impressionante é o recorde do norte-americano Eve Knivel. Ele alcançou a incrível marca de 433 fraturas de ossos em diversos acidentes de moto.
  17. O maior fabricante de motos do mundo é a China. O Brasil é o 5º colocado.
  18. A marca que mais vende motos no Brasil é a japonesa Honda. O modelo mais vendido é a Honda GC 150 Titan (dados de 2012).
  19. A região com maior número de emplacamento de motos é o Nordeste, seguido do Sudeste. Juntas, as duas regões representam 69% do mercado de motos brasileiro. Por falar nisso…
  20. Você sabia que morrem 23 pessoas em acidentes de motos por dia no Brasil?
  21. A cidade com maior número de motos por pessoa no Brasil é Ji-Paraná, em Rondônia. São 26 motos para cada 100 habitantes.
  22. A motocicleta mais popular no Brasil dos anos 1960 foi a Lambretta.
  23. Pouca gente sabe, mas a francesa Peugeot é também um importante fabricante de motos.
  24. A moto mais cara vendida atualmente no Brasil é a BMW K 1600 GTL, que não sai da loja por menos de R$ 109.000,00 (dado de 2012).
  25. Uma das marcas mais cultuadas do mundo é a italiana Bimota. Não é sem motivos: além de serem potentes, as motos Bimota são personalizadas. Dos 6 modelos mais caros vendidos no Brasil, 4 são Bimota.
  26. O The Harley Owners Group, um clube dos proprietários e fanáticos por Harley-Davidson, conta com mais de 700 mil associados no mundo todo, isso em 2011, já tem bem mais motociclistas!
  27. As procissões de motos são comuns no Brasil. Só para se ter uma idéia, a procissão de Nossa Senhora Aparecida, realizada em 12 de outubro no estado de São Paulo, chega a atrair milhares de motociclistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário