Harley-Davidson
A lendária
Harley-Davidson é muito mais do que um ícone da cultura norte-americana.
É, certamente, o mais tradicional e um dos maiores fabricantes de
motocicletas do mundo na atualidade. A empresa, que hoje possui três
grandes fábricas nos Estados Unidos, emprega diretamente cerca de nove
mil trabalhadores e deverá atingir uma produção de quase 300 mil motos
neste ano. São números expressivos, que escondem um início modesto e
repleto de desafios.
A história da
marca começou em 1903, num barracão localizado nos fundos da casa dos
jovens irmãos Arthur e Walter Davidson, no município de Milwaukee, em
Wisconsin. A dupla, que tinha em torno de 20 anos, acabava de se
associar com William S. Harley, de 21 anos, para construir
artesanalmente um pequeno modelo de motocicleta destinado às
competições. Foi neste barracão (com três metros de largura por nove
metros de comprimento), e em cuja fachada podia se ler o letreiro
“Harley-Davidson Motor Company”, que foram produzidas as primeiras três
motocicletas da marca.
Dessas três
motocicletas iniciais, uma foi vendida diretamente pelos fundadores da
empresa, em Milwaukee, para Henry Meyer, amigo pessoal de William S.
Harley e Arthur Davidson. Em Chicago, a primeira concessionária nomeada
pela marca – C. H. Lang – comercializou outra dessas três motos
fabricadas inicialmente.
Os negócios
começavam a evoluir, mas num ritmo lento. No dia 4 de julho de 1905, no
entanto, uma motocicleta Harley-Davidson venceu, em Chicago, sua
primeira competição – e isso ajudou a alavancar ainda mais as vendas da
jovem empresa. Neste mesmo ano, foi contratado, em Milwaukee, o primeiro
funcionário em tempo integral da Harley-Davidson Motor Company.
No
ano seguinte, com as vendas em ascensão, seus fundadores decidiram
abandonar as instalações iniciais e se instalaram num armazém muito
maior, com melhores condições de trabalho, localizado na Juneau Avenue
(avenida Juneau), em Milwaukee. Mais cinco funcionários foram
contratados para trabalhar lá em tempo integral. Ainda em 1906, a marca
produziu o seu primeiro catálogo promocional.
Em
1907, mais um Davidson junta-se ao negócio. William A. Davidson, irmão
de Arthur e Walter, pede demissão do seu emprego e também passa a
trabalhar na Harley-Davidson Motor Company. Ainda neste ano, o número de
funcionários e a área de trabalho da fábrica praticamente foram
dobrados. Um ano depois foi vendida a primeira motocicleta para a
polícia de Detroit, dando início a uma parceria tradicional, que
sobrevive até os dias de hoje.
Em
1909, a Harley-Davidson Motor Company, então com seis anos de vida,
apresenta a sua primeira grande evolução tecnológica no mercado de duas
rodas. O mundo assistiu ao nascimento do primeiro motor V-Twin montado
em motocicletas, um propulsor capaz de desenvolver 7 cv – uma potência
considerável para aquela época. Em pouco tempo, a imagem de um propulsor
com dois cilindros dispostos num ângulo de 45 graus tornou-se um dos
ícones da história da Harley-Davidson.
Em
1912, foi iniciada a construção definitiva da fábrica localizada na
Juneau Avenue e inaugurada uma área exclusiva para peças e acessórios.
Mesmo ano em que a empresa atingiu a marca de 200 concessionários nos
Estados Unidos e exportou suas primeiras unidades para o Exterior,
atingindo o mercado japonês.
Marca vendeu quase 100 mil motos para o exército
Entre
1917 e 1918, a Harley-Davidson Motor Company produziu e comercializou
17 mil motocicletas para o exército americano durante a 1a Grande Guerra
Mundial. Um soldado americano pilotando uma Harley-Davidson equipada
com side-car foi o primeiro a entrar em território alemão.
Por
volta de 1920, com cerca de 2.000 distribuidores espalhados por 67
países, a Harley-Davidson já era a maior fabricante de motocicletas do
planeta. Na mesma época, o piloto Leslie “Red” Parkhurst quebrou nada
menos que 23 recordes mundiais de velocidade com uma motocicleta da
marca. A Harley-Davidson foi a primeira empresa, por exemplo, a vencer
uma prova de velocidade superando a marca das 100 milhas/hora.
Em
1936, a empresa introduziu o modelo EL, conhecido como “Knucklehead”,
equipado com válvulas laterais. Esta moto foi considerada uma das mais
importantes lançadas pela Harley-Davidson em sua história. No ano
seguinte, morreu William A. Davidson, um dos fundadores da empresa.
Outros dois fundadores – Walter Davidson e Bill Harley – morreriam nos
próximos cinco anos.
Entre 1941 e
1945, período que durou a 2a Grande Guerra Mundial, a empresa voltou a
fornecer suas motocicletas para o exército norte-americano e seus
aliados. Quase toda a sua produção, calculada em torno de 90 mil
unidades, foi enviada para as forças norte-americanas neste período. Um
dos modelos desenvolvidos pela Harley-Davidson especialmente para a
guerra foi o XA 750, que era equipado com um propulsor horizontal com
cilindros opostos, destinado principalmente para uso no deserto. Foram
comercializadas 1.011 unidades desse modelo para uso militar durante a
guerra.
Em novembro de 1945, com o
fim da guerra, foi retomada a produção de motocicletas para uso civil.
Dois anos depois, para atender a demanda crescente de motocicletas, a
empresa adquire sua segunda fábrica – a planta de Capitol Drive -, em
Wauwatosa, também no estado de Wisconsin. Em 1952, foi lançado o modelo
Hydra-Glide, a primeira motocicleta da marca batizada com um nome – e
não com números, como acontecia até então.
A festa em homenagem aos 50 anos da marca, em 1953, não contou com três dos seus fundadores. Nas festividades, em grande estilo, foi criado um novo logo em homenagem ao motor disposto em “V”, marca registrada da empresa. Neste ano, com o fechamento da marca Indian, a Harley-Davidson tornaria-se a única fabricante de motocicletas dos Estados Unidos pelos próximos 46 anos.
O
então jovem astro Elvis Presley posou para a edição de maio de 1956 da
revista “Enthusiast” com uma Harley-Davidson modelo KH. Um dos modelos
mais tradicionais da história da Harley-Davidson, o Sportster, foi
introduzido em 1957. Até hoje, este nome desperta paixões entre os fãs
da marca. Outra legenda da marca foi lançada em 1965: a Electra-Glide,
substituindo o modelo Duo-Glide, e trazendo como inovação a partida
elétrica – recurso que pouco tempo depois chegaria também à linha
Sportster.
Fusão com a AMF ocorreu em 1969
Uma
nova fase na história da Harley-Davidson teve início em 1965. Com a
abertura das suas ações na Bolsa, termina o controle familiar na
empresa. Como conseqüência dessa decisão, em 1969, a Harley-Davidson
uniu-se com a empresa American Machine and Foundry (AMF), um tradicional
fabricante norte-americano de produtos de lazer. Neste ano, a produção
anual da Harley-Davidson chegou a 14 mil unidades.
Em
resposta à tendência de personalização das motocicletas, em 1971, foi
criada a motocicleta FX 1200 Super Glide – um modelo híbrido entre a
Electra-Glide e a Sportster. Uma nova categoria de motocicletas, chamada
de cruiser e destinada às longas viagens, nascia ali – um produto feito
sob medida para atravessar com conforto e segurança as imensas estradas
norte-americanas.
Dois anos depois,
com a demanda novamente em ascensão, a Harley-Davidson tomou a decisão
estratégica de ampliar sua produção, deixando a planta de Milwaukee
exclusivamente para a fabricação de motores. A linha de montagem das
motocicletas foi transferida para uma nova planta maior e mais moderna
em York, na Pensilvânia. O modelo FXRS Low Rider juntou-se à linha de
produtos Harley-Davidson em 1977.
Outro
momento decisivo na história da Harley-Davidson ocorreu no dia 26 de
fevereiro de 1981, quando 13 executivos seniores da empresa assinaram
uma carta de intenção para comprar as ações da Harley-Davidson que
pertenciam à AMF. Em junho do mesmo ano, a compra foi concretizada e a
frase “The eagle soars alone” (A águia voa sozinha) se popularizava.
Imediatamente, os novos proprietários da empresa implementaram novos
métodos de produção e gerenciamento de qualidade na produção das
motocicletas da marca.
Em 1982, a
Harley-Davidson solicitou ao governo federal dos Estados Unidos a
criação de uma tarifa de importação para motos com motores acima de 700
cc, com o objetivo de conter a verdadeira “invasão” de motocicletas
japonesas no mercado norte-americano. O pedido foi atendido. No entanto,
cinco anos depois, a empresa surpreendeu o mercado. Confiante na sua
capacidade de competir com as motocicletas estrangeiras, a
Harley-Davidson solicitou novamente ao governo federal que retirasse a
tarifa de importação das motos importadas um ano antes do que estava
programado.
Foi uma medida
absolutamente inédita no país até então. A repercussão deste ato foi tão
forte que levou o presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, a
realizar um tour pelas instalações da marca e declarar publicamente que
era um fã da Harley-Davidson. Foi o suficiente para dar novo fôlego à
marca.
Antes disso, porém, em 1983,
foi criado o Harley Owners Group (H.O.G.), grupo de proprietários de
motocicletas da marca que reúne atualmente cerca de 750 mil associados
em todo o mundo. É o maior clube deste tipo do mercado de duas rodas do
planeta. No ano seguinte, foi apresentado o novo motor Evolution
V-Twin, com 1.340 cc, que exigiu sete anos de pesquisa e desenvolvimento
dos engenheiros da Harley-Davidson.
Este
propulsor equiparia cinco motocicletas da marca já naquele ano,
incluindo a novíssima Softail – outra legenda da marca. O lançamento
ajudou a empresa a aumentar ainda mais as suas vendas. Como
conseqüência, em 1986, as ações da Harley-Davidson entraram para a Bolsa
de Valores de New York – a primeira vez desde 1969, quando havia
acontecido a fusão entre a Harley-Davidson e a AMF.
Em
1991, foi introduzida a família Dyna com o modelo FXDB Sturgis. Dois
anos mais tarde, perto de 100 mil motociclistas participaram da festa de
90 anos da marca, em Milwaukee. Em 1995, a Harley-Davidson introduziu a
clássica FLHR Road King. O modelo Ultra Classic Electra Glide, ao
comemorar seus 30 anos de existência, ainda em 1995, tornou-se a
primeira motocicleta da marca a contar com injeção eletrônica seqüencial
de combustível.
Em 1998, a
Harley-Davidson adquiriu a Buell Motorcycle Company, abriu uma nova
fábrica de motores fora de Milwaukee, na cidade de Menomonee Falls, em
Wisconsin, e construiu uma nova linha de montagem em Kansas City, no
Missouri. No mesmo ano, a empresa comemorou em Milwaukee seu aniversário
de 95 anos, com a presença de mais de 140 mil fãs da marca na cidade.
Foi
também no final de 1998 que a Harley-Davidson inaugurou sua fábrica em
Manaus, no Brasil. Até hoje, é a única linha de montagem da marca
instalada fora dos Estados Unidos. Nesta unidade, são montados,
atualmente, os modelos Softail FX, Softail Deuce, Fat Boy, Heritage
Classic, Road King Classic e Ultra Electra Glide. A nova Road King
Custom começa a ser montada nesta unidade em novembro.
Em
1999, chegou ao mercado o novíssimo propulsor Twin Cam 88 nas linhas
Dyna e Touring. Em 2001, a Harley-Davidson apresentava ao mundo um
modelo revolucionário: a V-Rod. Além do design futurístico, o modelo foi
o primeiro da história da marca norte-americana a ser equipado com
motor refrigerado a água.
Confira o vídeo no link:
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