segunda-feira, 30 de junho de 2014

DICAS DE MANUTENÇÃO: Bancos especiais para motos

Existem uma infinidade de modelos, para todos os bolsos e gostos... 

A maioria daqueles que pensam em trocar o banco, o fazem principalmente pelo conforto, pensando em ergonomia, muitos deles influenciados pela garupa. No caso das motos custom, vários modelos possuem os bancos do piloto/garupa separados e normalmente, o da garupa é o primeiro a ser substituído.
Existem ainda os que buscam ajustar o assento para o seu tamanho, por exemplo, motociclistas mais baixos que usam motos Big Trails, normalmente mais altas. E tem o processo contrário também, nesse caso, além de trocar o banco por um modelo mais alto, o motociclista provavelmente precisará ainda comprar um riser para aumentar a altura dos espelhos retrovisores. 



No mercado de acessórios existem vários modelos de bancos especiais, tanto para linha Custom, quanto Big Trails, motos naked, touring e outras. Não importa se o motociclista busca por conforto, design ou personalização da sua máquina, existem produtos para todos. Confira no final dessa matéria os links das empresas mencionadas. 
Além dos modelos em série feitos por empresas, outras companhias e profissionais atuam no mercado fazendo bancos personalizados sob encomenda. Como é o caso da Pedrinho Bancos em São Paulo que atua há mais de 40 anos no segmento, produzindo tanto bancos personalizados, como sua linha de série para vários modelos. No Brasil, essa empresa e a Erê Bancos, do Rio de Janeiro, atuante desde os anos 80, são as mais conhecidas. 
No exterior existem várias empresas, dentre as mais requisitadas pelos motociclistas, temos a Sargent, a Corbin e a Moose Adventure americanas, a Powerbronze inglesa e inúmeras outras, como a Touratech e a Kahedo, ambas alemãs (inclusive atuam em parceria).  


Modelo para viagem da Powerbronze (V-Strom 1000/650 - modelos antigos). Empresa também
produz bancos para vários outros modelos. 

Verificada a questão do modelo de fábrica não estar confortável, o ideal é antes de comprar um novo assento, testá-lo, para escolher com assertividade o mais apropriado para a substituição, já que é um investimento que envolve uma boa grana. Verifique junto ao fornecedor essa possibilidade, por exemplo, se pode comprá-lo e num determinado período, caso não goste, possa devolver o produto. Outra preocupação recorrente aos motociclistas, é pensar na revenda, manter o original guardado nesse caso é bacana, mas para aqueles que optam em personalizar o próprio modelo original isso não é possível. 
Sobre os valores dos bancos, os de fabricação nacional são bem mais baratos que os importados, por exemplo, um banco para a moto Suzuki V-Strom 650 feito pela Pedrinho Motos, custa em torno de R$ 700 (feito sobre a plataforma do banco original da moto), já um da Touratech comercializado no Brasil pela sua representante, sai por pouco mais de R$ 3200! 


As empresas alemãs Touratech e Kahedo produzem em parceria diversos modelos de bancos para motos de aventura.

Quanto ao material utilizado nos bancos, normalmente o que dá mais conforto, são aqueles que usam o "gel", sem contar com o design, modelos mais arredondados, com estrutura para apoiar as costas, etc. Outro quesito relevante é o peso, existem modelos feitos de estrutura de carbono, mais leves, o que influencia na perfomance da moto. 
A fabricante americana Sargent tem um diferencial nos seus modelos, que é um suporte cilíndrico de acrílico (foto) que fica acoplado debaixo do banco, para ser utilizado para armazenar documentos, ferramentas ou objetos pequenos. 
Os bancos feitos sob encomenda costumam ser bastante assertivos, visto que são feitos pensando na estrutura de cada proprietário, seu peso, altura e outros. Mas esses normalmente são produzidos modificando o banco original, o que na revenda, pode ser motivo para o futuro comprador dizer "dá um desconto, o banco não é o original". 
Fora os bancos, temos ainda a possibilidade, bem mais econômica, de experimentar o uso de suportes (pads) de gel e outros materiais, que visam melhorar o conforto ao pilotar, usando o banco original mesmo. A empresa americana Air Hawk é conhecida pelas suas "almofadas de ar", mas existem inúmeras outras que produzem "pads".
Motociclistas  "das antigas" usam até mesmo uns feitos de pêlo de carneiro (foto), que dizem ser bastante confortáveis!






O importante é você ter consciência que pilotar com desconforto devido ao banco da moto, é opcional, porque existem soluções! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário