sexta-feira, 25 de julho de 2014

NOTÍCIAS: Desmistificando Viagens – Parte 3 - Bagagens

Você vai viajar sozinho ou com garupa? Essa é a primeira coisa que vai definir sua bagagem e como você vai acondicioná-la na sua moto...

Sozinho é mais simples, tem espaço para muita coisa e dá para usar o banco traseiro para amarrar uma sacola por exemplo. Já com garupa a viagem é mais “justa”. Deve-se preparar muito bem seu planejamento para que não leve nada além do que precisará.



Em primeiro lugar, vamos planejar o que vamos levar? Eu costumo fazer uma bagagem só com medicamentos e primeiros socorros e, neste item, vou dar uma dica que aprendi em minha última viagem: não se esqueça das enfermidades mais simples como um resfriado, por exemplo, ou então um cisco no olho. Leve seu medicamento preferido para resfriado ou gripe e um bom colírio. Paguei meus pecados na última vez que viajei longe por que não tinha nada para gripe. Tive que comprar no Chile, medicamentos que eu não estava acostumado, em um tipo de farmácia que não temos aqui no Brasil, sem Farmacêutico, onde eu tive que escolher o que ia usar. Terrível!
Uso um desses “nécessaires” para colocar tudo o que eu possa vir a usar de medicamentos e primeiros socorros. Nada além ok? Nada de injeções ou gesso, sem exageros, por favor! Mais uma coisa com relação a isso: alguns países são mais metódicos com relação aos medicamentos. Procure pesquisar sobre isso também ok? Aqui na América do Sul nem tanto, mas na Europa e na Ásia é mais complicado.
Ferramentas é outro item que preparo bem. No meu caso, viajo quase sempre em duas motos e sozinhos, eu e a minha mulher. Imagina ficar parado no meio do nada esperando uma alma boa me dar carona para consertar um pneu, enquanto ela fica me esperando na rodovia? Então levo de tudo um pouco: reparos de pneus, mas também câmaras e um mini-compressor de ar; peças sobressalentes como cabo de embreagem, manetes; chaves específicas, por exemplo, para tirar a roda da frente; e ferramentas gerais, além de um bom alicate, martelo e arame, afinal tem coisa que eu não vou conseguir prever! Levo uma corda para o caso de realmente, nada do que eu leve resolva. Costumo usar essas ferramentas que vem em kit, tipo as chaves alen, existem algumas que vem como um pequeno canivete e tem todas as principais medidas, adoro esses recursos. Mas de qualidade ok? Nada de ching-ling para não ficar na mão!
E as roupas? Olha, vou confessar uma coisa, eu uso pouca roupa em viagem! Não é falta de banho nem outra coisa que você pensou ai lendo isso, mas procuro usar um pouco de tecnologia para não ter que carregar uma mala gigante. Levo basicamente seis trocas de roupa, entre roupa íntima e camisetas. A roupa íntima se você lava a noite, na manhã está seca, então dá pra ir fazendo isso e a camiseta, a não ser se você tiver algum problema de suor, dá para usar mais de uma vez e lavar numa parada mais longa. Para o dia uso roupas fabricadas para isso, a chamada Segunda Pele. Levo de acordo com o que vou enfrentar um conjunto de cada tipo. Se for passar muito frio, uso durante os dias de frio a Segunda Pele para esse clima, se calor, uso o conjunto para calor.


Essas roupas hoje tem muita tecnologia. Algumas são bacteriostáticas (evitam a proliferação de bactérias) e não acumulam cheiro. O que ajuda e muito você usar por vários dias. As costuras são extremamente confortáveis, o que ajuda andar o dia todo com elas, e não acumulam o suor, como o caso da camiseta. Imagine uma camiseta de algodão suada por um dia todo (o algodão absorve suor e o retém). Você não vai conseguir lavá-la toda noite, então penso que a forma mais econômica e inteligente seja usar essas roupas feitas para esse tipo de uso. Levar uma camiseta para andar durante o dia e outra para a noite, fora de cogitação também senão você vai levar um baú só com camisetas.
Levo também uma boa calça jeans, uma boa bermuda e um par de tênis. Resolvido minha bagagem. Sua mulher levaria mais coisas? Tudo bem! Converse bastante com ela antes e, se mesmo assim ela quiser levar, deixe que leve. A primeira viagem dela será reveladora e vou te falar qual é a solução para isso: conforme ela for vendo que fez besteira, vá juntando as roupas que ela já usou e enviando de volta para sua casa via correio. Sem stress para não perder a parceira! Na próxima ela entenderá melhor. Estou falando mulher, mas existem homens assim também viu!
Na bagagem ainda temos que guardar espaço para os itens de manutenção. No caso de nosso exemplo, onde andaremos algo como 8.000 km, teremos que fazer ao menos uma troca de óleo. Sua moto é comum nos países que irá visitar? Se não for, leve ao menos um filtro de óleo e descubra exatamente qual o óleo que você usa hoje na moto. Marca de óleo é muito regional, mas especificações não. Você pode não encontrar da marca que usa, mas com certeza encontrará na especificação que o fabricante recomenda. Lubrificação de corrente: leve um bom lubrificante de correntes e o use pelo menos uma vez ao dia. Eu costumo usar a cada 500 quilômetros. A partir daí faço um calculo de quantas latas vou precisar. Se for possível levar o lubrificante suficiente daqui, melhor, por que nem sempre se acha isso com qualidade por onde você passará!
Outros itens: leve sempre um papel higiênico. Lógico que para emergências, mas também servirá para limpar sua mão, viseira do capacete e muito mais. Leve protetor labial e protetor solar. O labial pode parecer besteira, mas quando você passa frio por muito tempo, ou pega sol nos lábios por muito tempo, o resultado não é nada agradável. E o solar, por que vai pegar sol mesmo. Só não passe NUNCA protetor solar na testa! Isso vai escorrer e entrar no seu olho! Leve também repelente. Tem esses sprays que são bem compactos e, no meu caso, por exemplo, se o mosquito resolver me pegar “para cristo” eu não durmo. Para mim é tão importante quanto o óleo da moto! Para comer na viagem, na estrada, barrinhas de cereal e frutas desidratadas, além das castanhas, são excelentes escolhas.
Bom, enchemos a moto de coisas! Não vou ficar falando em qual baú você deve levar, se deve levar em baú ou em sacolas, isso tem demais na internet para pesquisa. Quis passar aqui algumas noções de como você mesmo vai preparar sua bagagem.
Ah, só mais uns itens: pilha, isqueiro ou fósforo, elásticos e sua roupa de chuva. Não se esqueça dela. Além da chuva ela pode ser extremamente importante para te proteger do frio. Sacos com fecho de zíper ou “zip-lock”. Uso para várias coisas, inclusive colocar meus documentos neles e eles dentro do bolso. Maquinas fotográficas, carteira, passaporte, tudo coloco neles e levo mais um tanto de reserva.
Pronto, chega, falei tudo! Posso passar ou até fazer junto com você uma lista de bagagem caso precise ok? Basta entrar em contato comigo.
No próximo texto vou começar a falar de roupas de viagem. Equipamento como calça, jaqueta, botas, GPS e outros.
Se precisar de mim, pode me mandar email para andre@rockriders.com.br,

Um abração,
André Carrazzone Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário